QUALIDADES

Personagens não possuem apenas perícias – eles também são capazes de incríveis façanhas. Uma Qualidade é um tipo de habilidade especial, que muitas vezes permite ao personagem “quebrar as regras”, fazendo coisas que as pessoas comuns não podem fazer. Algumas Qualidades são mais úteis para certos tipos de personagens que outros, e algumas exigem que o personagem atenda a pré-requisitos antes de serem selecionadas. Muitas delas alteram ou melhoram as suas habilidades, enquanto outras aplicam bônus as suas características ou garantem a você a habilidade realizar ações geralmente proibidas a você. Selecionando as Qualidades, você pode customizar e adaptar o seu personagem para se diferenciar dos outros.

Cada Qualidade possui um custo em pontos de experiência (EXP). Este valor é fixo em 10 para a maioria Qualidades, mas também podem custar 20 ou até 30 pontos de experiência, sempre mostrado na descrição da Qualidade. Algumas delas podem vir na forma de “graduações” com um custo para cada graduação (exemplo, Status que custa 10 EXP por graduação).

Você dá ao seu personagem quantas Qualidades quiser, basta pagar por elas – contudo algumas Qualidades podem ser proibidas a certos tipos de personagens. Você também pode adicionar Qualidades durante o jogo caso o Narrador permitir.

TIPOS DE QUALIDADES

Todas as Qualidades são classificadas em diversas categorias, cada uma afeta o individuo que a possui de modo diferente.

MENTAL, FISICA E SOCIAL

Qualidades Mentais são originarias da sua mente, ou até mesmo da sua alma. Elas permanecem com você até mesmo se você a sua mente passar para um novo corpo por qualquer motivo que seja, como através de possessão, etc. Características magicas e espirituais também e encaixam nesta categoria. A maioria das Qualidades mentais funciona automaticamente, mas algumas podem exigir algum tipo de jogada de uma característica Mental, como um Atributo ou uma pericia.

Qualidades Físicas são parte do seu corpo. Você perde estas características se a sua mente for movida para um novo corpo, por exemplo, ou se outra mente tomar posse do seu corpo, neste caso o novo portador do corpo fica com as características físicas daquele corpo.

Qualidades Sociais são associadas a sua identidade. Contudo a sua identidade é uma faceta da sua mente ou do seu corpo. Em um cenário de fantasia um demônio poderia possuir o corpo de um grande duque e se tornar respeitado e rico ao invés de temido como um demônio. Mas de toda maneira o Narrador sempre possui a palavra final de como uma Qualidade social faz parte da sua identidade. Esta categoria inclui, Status, Riqueza e outras mais.

Em JORNADA RPG não utilizamos Classes de personagem, apesar de existirem rótulos todos os personagem podem adquirir quaisquer Qualidades que desejarem desde que possa pagar por isso e cumpra seus pré-requisitos. JORNADA RPG é sobre possibilidades e não limitações.

 

Abaixo se encontra a Lista de todas as Qualidades criadas até o momento para o livro básico de JORNADA RPG:

Ajustar Golpes

Ajustar Mira

Avaliação de itens

Ataque Furtivo

Atingir o coração das multidões

Atirador Preciso

Autocontrole Aprimorado

Besteiro

Boa Aparência 1, 2 ou 3

Boa Reputação

Bloquear Projeteis Aprimorado

Bloqueio Aprimorado

Caçador de Feras

Calejado

Capacidade de Carga Aprimorada

Cobertura Aprimorada

Contatos

Cortês

Cura Rapida

Defensor

Desafiar Aprimorado

Desbravador

Deslocamento Aprimorado

Determinação Extra

Difícil de Nocautear

Equilibro Perfeito

Esconder Intenções

Especialização Adicional

Esquiva Aprimorada

Estilo de Luta: Escudo

Estilo de Luta: Duas Mãos

Estilo de Luta: Duas armas

Estilo de Luta: Duelista

Estudar oponente Aprimorado

Fadiga Extra

Ferramentas Improvisadas

Flexibilidade

Foco em Arma

Foco em Armadura

Foco em Magia

Fôlego Aprimorado

Golpe de Retorno

Golpe Preciso

Guarda-Costas

Identidade Falsa

Idiomas

Iniciativa Aprimorada

Inspirar Competência Aprimorado

Inspirar Coragem Aprimorado

Líder Nato

Língua de Prata

Lutar no Chão

Magnetico

Memoria Eidética

Menos Sono

Mentalização Arcana

Mente Firme

Mirar Aprimorado

Músculos Destruidores

Preparar Ação Aprimorado

Perseverança Aprimorada

Presença Aterrorizante Aprimorada

Proteção contra Doenças

Proteção contra Inanição e Desidratação

Proteção contra Magias

Proteção contra Venenos

Rastrear Aprimorado

Rastro sem Pegadas

Riqueza

Resistência a Dor

Robusto

Saque Rapido

Sono leve

Sorte

Status

Subjugar Aprimorado

Resistência a Frustração

Tiro de Retorno

Tiro Montado

Tiro Múltiplo Aprimorado

Trespassar Aprimorado.

 

Mais Qualidades podem ser criadas até a lançamento do Livro caso isto aconteça ela será listada aqui para o conhecimento daqueles que acompanham o Projeto. Os detalhes e o benefícios de algumas das Qualidades mostradas aqui serão mostrados em fichas demonstrativas para o sistema ou em outros posts.

 

DEFEITOS

Um “Defeito” é um problema ou imperfeição que o torna menos capaz do normalmente seria. São justamente o contrario das Qualidades e algumas vezes impedindo que o personagem possua certas Qualidades antagônicas.

Você provavelmente estar se perguntando: “Porque eu quero dar Defeitos no meu personagem?”

Há duas boas razões:

1 Cada Defeito tem um custo negativo em pontos de Experiencia. Assim, Defeitos lhe fornecem pontos extras de Experiencia, que permitem melhorar e customizar o seu personagem de outras maneiras. Certifique-se de ler a descrição da Defeito por completo para saber no que você esta se metendo!

2 Uma imperfeição ou duas faz o seu personagem ficar mais interessante e realista, e acrescenta diversão ao RPG.

LIMITE DE DEFEITOS

É importante que o seu personagem seja mais interessante com alguns Defeitos, porém não adianta comprar todos os Defeitos do livro achando que vai ficar “mega poderoso” pela quantidade de pontos de Experiencia que vai ganhar.

Defeitos demais além de atrapalharem o personagem, podem prejudicar o andamento da história e até mesmo o progresso dos outros personagens!

Por isso como regra geral nenhum personagem pode ter durante a criação de personagens mais defeitos do que a somatória de 100 pontos de experiencia.

NÃO SE PODE NEGAR DEFEITOS

Você não pode pegar um Defeito que é anulado por uma das suas Qualidades. O Narrador sempre possui a palavra final para este tipo de caso. Porém é possível se ter Qualidades que possam suavizar o Defeito (mas nunca anular completamente)

RECOMPRANDO DEFEITOS

Você pode utilizar pontos de experiencia ganhos durante as suas aventuras para “recomprar” seus Defeitos – quer você tenha começado com eles ou se foram adquiridos em jogo. Isto custa uma quantidade de pontos de experiencia igual a quantidade de pontos que o Defeito originalmente lhe deu. Se o Narrador permitir, você pode recomprar Defeitos definidos em níveis ou graduações, recomprando um nível de cada vez. Nesse caso, o custo em pontos é a diferença entre o seu nível anterior e o seu nível atual.

ADQUIRINDO DEFEITOS DURANTE O JOGO

A partir da primeira sessão de jogo só o Narrador poderá oferecer (ou em certos casos mais raros, obrigar) o jogador a obter um Defeito definido por ele, de acordo com algum acontecimento em especial na história. Caso adquira um Defeito desta forma o personagem do jogador NÃO ganha pontos de EXP, porem o Narrador pode ou não oferecer uma recompensa em EXP para o personagem em casos muito especiais.

Abaixo se encontra a Lista de todos os Defeitos criados até o momento para o livro básico de JORNADA RPG:

Alcoolismo

Amnesia

Aparência Ruim

Arrogância

Aparência Ruim

Arrogância

Baixa Autoestima

Baixa Empatia

Baixa Resistência a Dor

Carencia

Caridoso

Cleptomania

Código de Honra

Complexo de Culpa

Confuso

Corcunda

Covardia

Curioso

Deficiência Visual

Delusões

Desajeitado

Dependentes

Depressão Crônica

Dever

Dislexia

Dor Cronica

Eplepsia

Fanfarrão

Fácil de Ler

Fanatismo

Ganancia

Gula

Honestidade

ingenuidade

Indiferença

Inimigos

Insone

Impulsividade

Intolerancia

inveja

lascivo

Mau Temperamento

Paralisia em Combate

Pobreza

Sede de Sangue

Preguiça

Status Ruim

Temeroso

 

Mais Defeitos podem ser criados até a lançamento do Livro, caso isto aconteça ele será listada aqui para o conhecimento daqueles que acompanham o Projeto. Os detalhes e as desvantagens de alguns dos Defeitos mostrados aqui serão mostrados em fichas demonstrativas para o sistema ou em outros posts.

 

ÍNDICE (Com Links para os Capítulos)

INTRODUÇÃO

Capítulo 1: O Básico

Capítulo 2: Atributos

Capítulo 3: Raças

Capítulo 4: Históricos

Capítulo 5: Pericias

Capítulo 6: Qualidades e Defeitos

Capítulo 7: Equipamento

Capítulo 8: Aventuras

Capítulo 9: Combate e Perigos

Capítulo 10: Magia

Capítulo 11: Seção do Narrador

 

Imagem de capa de Stenton feng (link ArtStation: https://www.artstation.com/kd428)

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