As Raças são o conceito inicial do seu personagem. Uma Raça é um conjunto inicial de características prontas que o personagem recebe ao escolher descender de tal raça ou povo.

Aqui são mostradas as cinco raças mais comuns encontradas nos mundos de Fantasia medieval: Anão, Elfo, Orc, Halfling e Humano.

Mas pode ser que na sua história/mundo de campanha existem outras raças, de acordo com a decisão do Narrador.

 

A escolha da raça vai afetar de modo significativo a ficha do seu personagem e provavelmente também em como o jogador irá interpretar o personagem.

A escolha de um povo fornece aumentos de Atributos e Qualidades e ou Defeitos básicos relacionados a raça escolhida. Algumas vezes pode fornecer graduações em pericias também.

 

E uma das coisas mais importantes, a Raça determina o idioma inicial que o seu personagem saberá falar.

Uma vez que você escolha uma raça você recebe os benefícios listados automaticamente e também faz as escolhas de benefícios que permitem escolhas.

ANÃO

Corajosos e estoicos, os Anões são conhecidos pela sua capacidade de combate e seus talentos como mineradores e construtores. Eles chamam as suas cidades nas Montanhas e no subterrâneo de lar, mas muitos Anões são viajantes e mercadores, responsáveis pelo comercio e trocas de bens com as outras raças. Grupos de Anões são comuns nas cidades humanas. Eles não são xenofóbicos, mas são considerados rudes e exclusivistas pelas outras raças. Contudo uma vez que um Anão considera uma pessoa seu amigo, eles são leais até a morte. E pelo mesmo motivo um Anão que foi traído nunca esquecerá isto e pode ficar com rancor por séculos.

 

Anões se organizam em clãs de vários tamanhos, que são conectados por inúmeras alianças e rivalidades. A quantidade de responsabilidade que um indivíduo Anão possui depende inteiramente da posição e opinião do seu Clã. Um Anão mais jovem pode possuir significantemente mais poder que um Anão mais velho e mais experiente, simplesmente porque a sua família o julga não confiável.

 

Nem tão pequenos quanto os Halflings, e nem tão altos como os humanos, Anões Adultos tem uma altura média de um metro e meio. Possuem constituição Larga e solida. Os Anões são famosos por suas barbas, que eles cultivam geralmente longas bem aparadas e cuidadas em inúmeros estilos.

 

Ao escolher jogar de Anão você recebe os Seguintes benefícios:

  • Escolha dois Atributos entre: Força, Vigor, Vontade ou Inteligência. Aumente os dois Atributos escolhidos em 1 ponto.
  • Você recebe as Qualidades; Capacidade de Carga Aprimorada, Visão no Escuro, Visão no escuro Superior e Resistencia a Venenos.
  • Você recebe o Defeito Deslocamento reduzido.
  • Escolha uma dentre as Qualidades a seguir; Especialização Adicional, Robusto, Contatos 1, Status +1, idiomas 1 ou Riqueza +1.

ELFO

Elfos são um povo gracioso e perceptivo, com uma conexão intrínseca com o mundo natural. Eles costumam ser grande caçadores e batedores, e são herdeiros de grandes tradições magicas também. Eles preferem viver em Florestas, Selvas e locais selvagens de bastante verde, construindo as suas cidades, fortificações e edifícios entre as arvores e muitas vezes muito acima do chão. Alguns poucos do povo Élfico deixam as florestas para trás pelas poderosas cidades de pedra ou pela vida no mar.

 

Elfos são uma raça mercurial, mudando de atitude e curso de ação assim como os ventos mudam de direção. Isto pode leva-los a locais bem longe de sua terra natal e a explorar e sua vastidão. Elfos abraçam e amam a aventura, o ato de conhecer novas pessoas e novos lugares.

 

Eles são abertos e amigáveis, mas é muito comum um não Elfo não saber diferenciar se eles estão sendo sinceros ou sarcásticos. Independente de tudo eles são bravos e dispostos a ajudar, muitas vezes prestando ajuda aqueles que não conhecem. Elfos são um Alto e ligeiramente mais alto que os humanos, o seu peso médio também é bem parecido com o dos humanos porem são um pouco mais leves por conta da sua constituição graciosa e suave. Elfos vivem particularmente muito, muito mesmo, outras raças costumam até dizer que os Elfos são imortais. Os líderes élficos costumam ser escolhidos pela sua idade e sabedoria.

 

Ao escolher jogar de Elfo você recebe os Seguintes benefícios:

  • Escolha dois Atributos entre: Agilidade, Destreza, Presença ou Inteligência. Aumente os dois Atributos escolhidos em 1 ponto.
  • Você recebe as Qualidades; Boa Aparência: Atraente, Visão no Escuro e Autocontrole Adicional 1.
  • Escolha uma dentre as Qualidades a seguir; Especialização Adicional, Deslocamento Adicional 1, Contatos 1, Status +1, idiomas 1 ou Riqueza +1.

HALFLING

Um povo muito amigável conhecido pelo seu amor a comida, bebida e a vida simples. Halflings são um povo que costuma trabalhar duro em suas fazendas, tavernas, estalagens e mercados. Mas é muito comum que mesmo estes Halflings pacatos tenham tido a sua época de aventuras. Muitas vezes que a vida nas fazendas e vilas fica maçante eles não perdem a primeira oportunidade de ver o vasto mundo lá fora.

 

Apesar de serem estereotipados como ladrões, os Halflings aventureiros podem ter diversas utilidades e inclinações. Os Halflings chama as fazendas e colinas de sua terra natal. Alguns constroem suas casas dentro destas colinas, enquanto outros preferem casas ao estilo “humano”.

 

Quando eles vivem em cidades dominadas por humanos eles constroem as suas casas e edifícios altos o suficiente para acomodar qualquer visita que eles possam esperar, ou simplesmente porque não querem perder um negócio ou comercio pela má impressão de seu visitante.

 

Tendo metade do tamanho dos humanos, Halflings adultos mesmo quando estão gordos ou com peso extra por causa da vida acomodada e cheia de tranquilidade, continuam rápidos e ágeis.

 

Ao escolher jogar de Halfling você recebe os Seguintes benefícios:

  • Escolha dois Atributos entre: Agilidade, Vigor, Presença ou Raciocínio. Aumente os dois Atributos escolhidos em 1 ponto.
  • Você recebe as Qualidades; Calejado, Sorte 1, Esquiva Aprimorada 1 e Fadiga adicional.
  • Você recebe o Defeito Deslocamento reduzido.
  • Escolha uma dentre as Qualidades a seguir; Especialização Adicional, Deslocamento adicional 1, Contatos 1, Status +1, idiomas 1 ou Riqueza +1.

ORC

Considerados brutos pelas outras raças por causa do péssimo habito de seus ancestrais (e que as vezes ainda é mantido) de saquear os assentamentos por comida e recursos, Orcs são poderosos guerreiro com uma habilidade inconfundível de sobreviver as piores condições. Muitos orcs vivem em terras áridas, fendas, ruinas e outros locais inóspitos porque todos os outros lugares já foram clamados pelas outras raças.

 

Em nome da sobrevivência, Orcs acabam por atacar lugares próximos, sejam vilas ou cidades para pegar qualquer coisa que eles conseguirem levar e precisar.

Orcs organizam a si mesmos em tribos controladas pelo mais astuto e fisicamente poderoso ou por Orcs adeptos a magia.

 

Chefes e governantes Orcs mantem a sua posição puramente através da força e do poder, muitas vezes com promessas de saques bem-sucedidos que levaram os seus protegidos a uma vida melhor e mais digna. Mas as tribos Orcs sempre ficam bem atentos a outras tribos rivais que desejam desafiar o líder e assim unificar forças ou simplesmente se tornar o novo líder.

 

Orcs são geralmente mais bestiais que as outras raças, muitas vezes possuem orelhas pontudas, apesar de não ser uma regra. Seus corpos são cabeludos, bocas largas, presas proeminentes e narizes curtos e as vezes sem ponta. Eles possuem constituição fortes, são ligeiramente mais altos que os humanos e possuem ombros largos. Eles costumam não se preocupar muito com a sua aparência, a não ser quando eles querem acentuar traços que irão torna-los ainda mais intimidadores.

 

Ao escolher jogar de Orc você recebe os Seguintes benefícios:

  • Escolha dois Atributos entre: Força, Vigor, Vontade ou Raciocínio. Aumente os dois Atributos escolhidos em 1 ponto.
  • Você recebe as Qualidades; Resistência a Dor 1, Visão no Escuro e Perseverança adicional.
  • Escolha uma dentre as Qualidades a seguir; Especialização Adicional, Cura Rápida, Contatos 1, Status +1, idiomas 1 ou Riqueza +1.

HUMANOS

Humanos são os mais numerosos e adaptáveis de todas os povos. De fato, a sua incrível capacidade de se adaptar aos mais difíceis perigos fizeram com que eles se alastrassem rápido e através de todo o mundo, habitando locais perto de outras raças ou fazendo novos lares para si até mesmo nos ambientes mais severos. Eles possuem diversos traços parecidos com as outras raças; eles podem ser tão cobiçosos quanto os anões, tão orgulhosos quanto os Elfos, tão amigáveis e acomodados quanto os Halflings ou tão severos e brutais quanto os Orcs. Humanos representam o que a de melhor e o que a de pior no mundo.

 

Assentamentos humanos variam de vilas pequenas e cidades gigantescas. Com casas também variando de simples cabanas as mais vastas mansões e castelos. As suas formas de Governo também são muito variadas. A única coisa que certamente se pode dizer sobre os humanos é que eles sempre encontram novos meios de se reinventar e se dividir. As outras raças são gratas por isto, por que se não fosse por isto os humanos parariam de guerrear com a sua própria raça e dominaria todas as outras.

 

Ao escolher jogar de Humano você recebe os Seguintes benefícios:

  • Escolha dois Atributos diferentes entre qualquer um. Aumente os dois Atributos escolhidos em 1 ponto.
  • Escolha quatro entre as Qualidades a seguir; Especialização Adicional, Deslocamento adicional 1, Autocontrole aprimorado 1, Perseverança aprimorada 1, Bloqueio aprimorado 1, Esquiva aprimorada 1, Fadiga extra, Determinação extra, Contatos 1, Status +1, idiomas 1 ou Riqueza +1.

 

TODAS as raças mostradas aqui são construções genéricas das características mais comuns encontradas nelas nos mundos de Fantasia. Todas as características aqui descritas e pertencentes a tal raça, podem ser alteradas no Livro básico de Jornada RPG, caso seja feito. As alterações também serão feitas aqui para que todos os que acompanham o projeta saibam como anda suas mudanças e evolução.

 

ÍNDICE (Com Links para os Capítulos)

INTRODUÇÃO

Capítulo 1: O Básico

Capítulo 2: Atributos

Capítulo 3: Raças

Capítulo 4: Históricos

Capítulo 5: Pericias

Capítulo 6: Qualidades e Defeitos

Capítulo 7: Equipamento

Capítulo 8: Aventuras

Capítulo 9: Combate e Perigos

Capítulo 10: Magia

Capítulo 11: Seção do Narrador

 

Imagem de capa de Anna Podedworna (link ArtStation: https://www.artstation.com/akreon)

Comments

comments