PORQUE USAR 3D6?

Praticamente todos os sistemas de RPG utilizam dados (salvo raras exceções) para determinar as chances aleatorias de sucesso nas tarefas que os personagens desejam fazer, existem o D4, D6, D8, D10, D12 e D20. E Jornada RPG não é diferente, neste sistema usamos 3d6 como jogada de dados em todos os testes. Mas porque 3d6?

Quando você joga somente um dado, a chance de se obter qualquer uma das possbilidades possiveis de numeros no dado é a mesma, que será sempre a quantidade de possibilidades do dado dividido por 100 (a porcentagem).

Então para 1d6 (seis chances) temos aproximadamente 16,66% de obter cada um dos numeros.

Para 1d10 (dez chances) temos 10% de chance de obter cada um dos resultados.

Para 1d20 (vinte chances) temos 5% de chance de obter cada um dos resultados.

Porem Jornada RPG utiliza 3d6, e isto modifica um pouco a chance de se obter cada um dos resultados, pois quanto mais dados você joga maior a chance de se obter um resultado mediano e uma menor chance de se obter resultados extremos.Segue abaixo uma lista dos resultados possiveis em uma jogada de 3d6 e sua chance em porcentagem de se obter tal resultado:

3 – 0,46%. 4 – 1,39%. 5 – 2,78%. 6 – 4,63%. 7 – 6,94%. 8 – 9,72%. 9 – 11,57%. 10 – 12,50%.

11 – 12,50%. 12 – 11,57%. 13 – 9,72%. 14 – 6,94%. 15 – 4,63%. 16 – 2,78%. 17 – 1,39%. 18 – 0,46%.

Isto quer dizer que os resultados dos dados são mais tendenciosos e mais previsiveis. Isto faz com que as caracteristicas dos personagens que tragam bonus as jogadas de dados (Atributos, pericias e vantagens) pesarem muito mais nos resultados de suas ações e isto é muito bom, porque dessa maneira os personagens ficam menos presos ao resultado dos dados e podem confiar mais em suas proprias capacidades. Alem disso, isto faz com que jogadas de ataque em defesas passivas (onde o defensor não joga dados e considera que ele obteve um resultado 11 automatico nos dados) fique mais equilibrada e não deixe o defensor em desvantagem por não jogar seus dados. Tambem permite uma mecanica de resultado automaticos (não jogar os dados e considerar que o perosnagem obteve um resultado 11 ou 18 em sua jogada de dados) mais justa, evitando resultados estranhos nas ações dos personagens.

Jogar 3d6 ao invés de somente um dado que possui muitas chances diferentes (como 1d10 ou 1d20) equilibra o jogo, fazendo com que as caracteristicas numericas dos personagens tenham mais importancia, traz mais confiança aos personagens nas ações que eles forem fazer e faz com que o mestre possa planejar seu jogo melhor sabendo quais são as maiores probabilidades de tais fatos acontecerem.

Vinicius “Velholobo” Vale

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